Viajantes, corram!!!

A Google acaba de comprar o app Word Lens e liberá-lo gratuitamente por tempo limitado.

O Word Lens nada mais é do que um aplicativo impressionante que realiza a tradução de línguas estrangeiras em tempo real utilizando-se da câmera do seu Smartphone (Iphone e Androide).

O app Word Lens foi criado ainda em 2010 pela empresa Quest Visual. A época de sua criação, a descrença seria o melhor adjetivo para qualificá-lo. Um aplicativo que conseguiria traduzir diversos idiomas em tempo real, usando apenas a câmera de um Smartphone? Bem, o app chamou tanto a atenção das grandes empresas que acaba de ser comprado por alguns milhões pela Google. 

Imaginem-se viajando para um país com língua bem complexa! Basta apontar seu celular para placas, cardápios, revistas, mapas e VOILÀ: as palavras são traduzidas instantaneamente na tela de seu aparelho!

Atualmente, os usuários podem traduzir entre Inglês e  as línguas Português, Alemão, Italiano, Francês, Russo e Espanhol. 

E fica muito fácil entender porque o Google comprou o App. Já imaginaram esse aplicativo instalado no Google Glass? Onde basta você olhar para um local com os óculos e já enxergá-lo “traduzido instantaneamente”!?!?! Com este app, isso já é possível, ou seja, a Google caminha a passos largos para atingir seu objetivo de tornar o mundo inteiro conectável e traduzido.

E talvez o maior de todos os benefícios do app? Ele não precisa de uma conexão na internet para realizar as traduções! A maior vantagem para viajantes que por muitas vezes não conseguem traduzir algo pela falta de sinal de internet.

Mas o Word Lens não é perfeito. Tem alguma dificuldade para traduzir textos especialmente estilizados, e as traduções por vezes aparecerão com alguns erros ocasionais, assim como o próprio Google Translation. No entanto, em sua maioria, ele irá conseguir ao menos lhe fazer entender a tradução. Melhor entender uma placa má traduzida, do que uma placa em Russo, certo? Hehehe… 
Busca Visual

Crédito: Quest Visual

Até agora a Google não está cobrando pelo download do app, que foi anunciado no site da Quest Visual. Nem ela nem a Google dão maiores detalhes sobre o futuro reservado ao Word Lens, e dizem apenas que o aplicativo e os pacotes de linguagem são “gratuitos para download por tempo limitado”. Esses pacotes de idiomas anteriormente custavam U$ 3,00 cada.

O aplicativo pode ser baixado na App Store para o Iphone e Ipad. As traduções estão disponíveis através de uma compra dentro do próprio app e como mencionado, ainda estão gratuitas.  Também está disponível no Google Play Store para usuários Android. Como não se sabe por quanto tempo o Word Lens ficará disponível gratuitamente, é recomendável que você faça o download o quanto antes. Sem sombra de duvidas, pele passa a ser um App indispensável aos viajantes.

 Baixou o App? Utilizou o Word Lens em alguma situação ou ele te ajudou de alguma forma na sua viagem? Conte p/ gente nos comentários abaixo!